Avançar para o conteúdo principal

Este é o meu sentir

"O meu mundo de fadas"
(foto de Angel of Light)

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?

Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
(José Saramago)

Se as histórias para crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos, muitos deles (adultos), e crianças também, não perderiam, com tanta facilidade, a sua enorme capacidade de sonhar, imaginar, criar e recriar,... desvendar tudo o que de belo existe à sua volta... e dentro de si.
É com tristeza que se continua a assistir a um panorâma onde o adulto insiste em se desligar do seu mundo encantado, permanecendo e sobrevivendo num mundo, dito real, onde não há Magia, Alegria, Harmonia, Beleza, Criatividade... Sonhos... Amor.

São cada vez mais as artimanhas que surgem para nos desviar do verdadeiro caminho... artimanhas essas, na sua maioria, direccionadas para os mais vulneráveis – as crianças de hoje em dia – que serão os homens dum amanhã... que se pretende que seja dum Mundo Novo. Playstations, Gameboys,... Magalhães, são um reduzido exemplo dum vasto esquema implantado para aliciar e alucinar as nossas crianças. Como é que iremos chegar a um Mundo Novo se os próprios pais, desconectados do seu mundo encantado, incentivam, com frequência, os seus filhos a aderirem às inúmeras “artimanhas” tecnologias que o mercado oferece? Atenção que não tenho nada contras às novas tecnologias, desde que sejam utilizadas com moderação e em contexto apropriado.

“Fadas, Elfos Gnomos... Trolls, isto é tudo fantasia dos livros infantis” dizem muitos pais quando lêem um livro aos seus filhos na hora de deitar (se é que lêem algum...), “barrando”, de imediato, (se bem que de forma ainda inconsciente), as inúmeras capacidades que as crianças têm de “voar e sonhar". São já tantas as crianças que não acreditam nestes seres lindos e delicados... Porquê? Porque os adultos pura e simplesmente deixaram de ler as histórias infantis com o coração.

Sinto-me feliz por ler aos meus filhos, com o coração, várias histórias do universo infantil (e agora que já sabem ler, são eles que lêem para mim). Partimos em fabulosas viagens...
Sinto-me feliz por um dos meus filhos, que está no 2º ano de escolaridade, ser o único do 1º ciclo, da escola onde anda, a não ter Magalhães – ele próprio não quis (e confesso que também não lhe comprava). Prima pela diferença, tendo bem consciência do porquê dessa diferença. Tem outros recursos ao seu alcance.
Sinto-me feliz por me esforçar, todos os dias, para que os meus três príncipes aprendam a promover, semear e espalhar o Respeito, a Compreensão, a Honestidade, a Compaixão, o Amor, a Alegria... a sua intensa Luz, enfim, tudo o que é necessário para tornar o mundo de hoje, num Mundo Novo... e por tentar contribuir, eu própria, para que, também, assim seja.

Eu acredito que o ser humano, um dia, irá (re)despertar da ilusão onde tem vivido até hoje, dia após dia, e (re)encontrar-se com o seu verdadeiro mundo encantado... um mundo lindo, cheio de Beleza e Harmonia, um mundo penteado de cores bem vivas e luminosas,... um mundo de fadas!

Este é o meu sentir.

Angel of Light

Comentários

Paula Raposo disse…
Também concordo que os livros infantis devessem ser de leitura obrigatória para os adultos de hoje. Beijos.
Alva disse…
Entendo-te Rita, esntendo-te muito bem até.. como sempre te entendi.
E aconteceu comigo: o meu livro preferido é "A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia" como já disse no meu blogue, e o livro "fala" de um rapaz de se transforma em GNOMO e dá a volta à Suécia no dorso de um ganso branco! Na minha família, quando lhes disse que gostei imenso do livr,o e quando lhes incentivei a ler... disseram logo "O quê?? Isso não é fantasia a mais??".
Enfim... foi apenas um desabafo

Muitos beijinhos,
Estrela d'Alva
Pipinha disse…
Querida Maninha do coração e Maravilhoso Ser de Luz, que saudades de te ler!!!
Estive bastante ausente da blogosfera, mas é sempre um enorme aprendizado vir aqui ler o que tão bem escreves com o coração e nos ensinas com as tuas palavras de Luz.
Obrigada querida, pela tua preocupação na minha ausência.
Cada vez mais sinto necessidade de me isolar daqui para poder dar atenção ao meu filhote e a outras prioridades.
És uma Mãe fantástica e um exemplo a seguir.
Qualquer criança deverá aprender a promover, semear e espalhar Respeito, Compreensão, Honestidade, Compaixão, Amor, Alegria, para que se tornem Bons Adultos e como consequência ajudar a criar um Melhor Mundo.
É assustador assistir à perda dessas qualidades nas crianças e adultos de hoje. Todos os dias na minha profissão me deparo com coisas inacreditáveis e que me entristecem. Muitas vezes dou por mim a ensinar boas maneiras aos meu alunos, em vez daquilo que é a minha função... Mas não aguento faltas de respeito e do mínimo e básico na educação e no saber estar....
O teu sentir é maravilhoso e por isso gosto tanto de ti!
Beijinhos aos teus lindos príncipes e para ti muitos beijinhos e abraço especial.
Bom Domingo e Boa semana com muito carinho, paz e alegria.
Violeta disse…
Querida Angel
é tão bom ler-te. nem imaginas como me senti serena ao ler as tuas palavras.
Que continues, minha «doce Angel.
um bj
Sunshine disse…
Gostei muito do teu texto.
Tenho cá em casa dois lindos "príncipes", para quem leio sempre ao deitar e, para o que não sabe ler faço-o sempre que me pede. Não o faço por obrigação, mas por prazer. O mais velho desafiou-me para um concurso: quem lê mais livros. Não há hipótese de batota, pois temos que fazer um resumo do que lemos um ao outro:)Cá em casa existem Play station, Nitendo e até Magalhães. Utilizam-nos, mas não perderam o gosto em brincar "ao faz de conta".
Infelizmente, não sei bem quando, perdi-me deste mundo lindo que tão bem descreves e que tanto gostaria de habitar.
beijinhos com raios de sol
Onda Encantada disse…
Angel,

Vou-te contar um evento :)
Hoje, as minhas filhotas estavam a ver as Winx em video. E a mais crescida, q tem 8 anos, veio ter comigo e disse-me assim:
"Mãe, as fadas existem? Assim como as winx?"
Expliquei o que era a materia 3D, aquilo que ela via, e que aqui elas não existiam na mesma forma, mas que havia uma dimensão, onde só o coração sabia, em que elas existiam e que estavam sempre lá para olharem pela humanidade.

Adorei aquela conversa.
E também gostei muito deste teu texto.

Beijinho saltitante :)

Onda Encantada


PS: já lhe leste a Fada Oriana da Sophia de Mello Breyner?
O meu filhote, Sebastião, como sabes, de 4 aninhos, pensa que o papá, um dia ao regressar do trabalho, foi atacado por um dragão, tendo de lutar com ele, acabando por o derrotar. E também pensa que sou um guerreiro... aposentado, ehehehhe. Não lhe posso dizer a verdade... que nunca me aposentei! ;-)
gaivota disse…
as conversas mais lindas nas histórias infantis...
beijinhos
**Viver a Alma** disse…
Angel Lourinha:

O teu sentir é o meu.
Todos osdultos deveriam ser obrigados a lerem "algumas" histórias para crianças mesmo que as não tivessem
Todos os meios que referiste e que eu tenho me debatido para que não sigam apenas e só por aí....são as tecnologias do fim dos tempos. Há muito esquematizadas na mente de certas pessoas aliciadas pelas sombras a fim de alienar a humanidade.
Assim, esta não pensa....não interioriza, nãoe encontra...não se questiona nem se ouve; coloca o seu silêncio interior de lado e fixa-se apenas num silêncio macabro de mais ilusões destuctivas.!

Em 1º dia de solstício brindo a ti, amiga e irmã, e coloco nas tuas mãos um ramo de alfazema que retirei do meu jardim, com a devida autorização da planta em seguida defumo-te com incenso Indy e depois faço uma cruz na tua testa, - região do 3º olho - com óleo de rosas, enquanto pronuncio:
Ritinha:
que a tua vida seja sempre perfumada.
que o teu espírito voe até ás Alturas e nunca sofras de "vertigens" - sejam elas quais forem.
que sejas sempre abençoada, pelo Espírito do Amor
e saibas dar testemunho do SER que em ti vive.
que sejas uma mensageira que leva os ensinamentos imemoriais de onde residias aquando na Luz do nosso Creador.
Que assim seja!
Daqui te abençoo:
em Nome do PAI do FIlho e do Espírito Santo e
sejas prospera espiritual e materialmente para que possas ajudar outros.

Sempre...
Mariz
LUA DE LOBOS disse…
certos livros infantis :)
porque os clássicos são violentos e crueis.
cinderella - violencia doméstica
chapeuzinho vermelho - crueldade pura
alice no país das maravilhas - maravilhas?????
branca de neve - odio
credo!! ainda bem que há autores infantis que escrevem coisas maravilhosas com profundo sentido didáctico.
xi coração
maria
poetaeusou . . . disse…
*
amiga,
,
existem
quilos de adultos livros,
que são
autenticas "infantilidades"
>> com os perdões infantis <<
,
conchinhas em prosa, deixo,
,
*
Giane disse…
Eu também acredito, Amiga Angel.

Eu, mesmo em meus piores momentos, nunca deixei de acreditar.

Beijos mil!!!
Moonlight Song disse…
Olá querida Amiga Angel of Light :) sim, sim, sim! Em absoluto, sim! Saudades de te ler. Os pais são também luzinhas que guiam as crianças, como faróis ;). Axei graça a dizeres que "Este é o teu sentir", até pk desde sempre tenho essa frase no meu blogue, onde escancaro o meu sentir ;).Beijinhos mts, de luz calorosa, doce e radiante.
E eu acredito, sobretudo, que é possivel viver um pouco disso, cada dia.
Beijinhos
(gostei de passear os olhos por aqui)
O Encapuçado disse…
Magia, beleza, harmonia
Mas que dias lindos
Nos trariam
Se usados em alegria !...

Crianças, histórias de fadas
Duendes por lá haveria
Risos e travessuras
A outros mundos nos levariam !...

Benditos todos aqueles
Que esses mundos nos mostram
E que sabem em si, reter
A capacidade de, crer !...

Levar um adulto a entender
Que a magia da vida
Há-de sempre em si viver
Enquanto o amor, em si, permanecer !...

Beijinhos da laura nas quadras do S. João..
O Profeta disse…
Nascem a todo o instante
Os sentires vindos da alma
Tatuados a cada semblante

Um beijo na tua procura
Um abraço fica suspenso
Um sorriso desponta da tristeza
Um olhar prende o momento


Boa semana



Doce beijo
Laura disse…
Ai nina, já nem sei que diga, se é a cabecinha ou se algo pior a vir por aí, já há meses que ando numa de me sentir pra baixo...Espero melhorar, senão,caio no atoleiro mesmo...e não há anjo que me safe...também tenho de ajudar com o pensamento, mas, há mais mas que os mas, que eu queria, enfim..Beijinhos.
Maria Clarinda disse…
E é lindo o teu Sentir!!!Sem palavras...
Jinhos de carinho, Menina do Mar
CarlaSofia disse…
Querida maninha, antes de mais deixa-me dizer que a fotografia escolhida é lindíssima!
Não tenho filhos, mas adoro livros infantis, pela magia que existe em cada página. Houve livros que me marcaram bastante, sobretudo «O Feiticeiro de Oz» e «Cavaleiro da Dinamarca». Não nos devemos esquecer que os livros infantis também são escritos por adultos que mantêm viva a sua criança interior.
Um beijinho da mana
~universosquestionáveis~
Cláudia disse…
Gosto do teu sentir.Só um Anjo luminoso para nos encantar assim.O meu mundo não teria o mesmo brilho se não tivesse crescido ao lado de uma avó que ainda hoje fala com os gnominhos que povoam as suas plantinhas.Eu falo com anjos.Humanos e não só.A minha vida nada seria sem suas luzes, varinhas de condão, e pricipalmente sem suas asas onde me deixo levar por entre vales encantados.Como este lugar...
Julieta disse…
Mammy Angel, é sempre um prazer te ler... e aprender... e relembrar...

Beijo de saudade e intenso carinho
*Lisa_B* disse…
Querida ,
adorei o que escreveste é tudo verdade.
Espero conhecer este Mundo que descreves tão bem:

"Eu acredito que o ser humano, um dia, irá (re)despertar da ilusão onde tem vivido até hoje, dia após dia, e (re)encontrar-se com o seu verdadeiro mundo encantado... um mundo lindo, cheio de Beleza e Harmonia, um mundo penteado de cores bem vivas e luminosas,... um mundo de fadas!"


Beijinhos
Ganesha disse…
Bom diah aLegria!!! td bem?? agradeço te pelo teu mail.. n t respndi pk infelizmente o meu mail tá com uns problemas... mas obrigada =)... adorei este teu texto.. apesar de ainda n ser mãe tenho a certeza que quando tiver as minhas criações elas terão direito ás suas histórias de fantasia...=) vou querer sempre que acreditem na magia... e acho k toda a gente k tem filhos deveria fazer o mesmo... felizmente quando era pequenina os meus pais n m privaram dessas história por isso e que agora sou como sou..=) acredito que a magia é algo de muito belo e se andarmos de mãos dadas com ela o mundo consegue mostrar nos coisas que no mundo "real" as pessoas determinam como inacreditáveis...mas na realidade elas n o são..aliás são bem naturais...muitos seres deste mundo é que preferiram perder essa ligação de magia com o mundo... Ainda bem que há seres como tu que com textos consegue transmitir esses pensamentos...=) continua com esse teu trabalho que eu caminhei ctg..=) ehehehe um Dia xeio de magia que é a eterna alegria!!eheheh namaste
Há um tempo em que se aprende. Outro em que se compreende.
E o tempo em que redescobrimos a criança que há em nós, com todo o seu potencial, talvez seja o tempo da compreensão.

Um domingo lindo, te desejo :-)
Beijinho *
Eärwen disse…
Preciosas são as tuas palavras.
Obrigado pela partilha.
A alma ensaia os passos para o retorno.
O tempo foi meu aliado neste refazer tão necessário.
Agradeço teu carinho e amizade para com o meu mundo..
Entrego-te pérolas incandescentes de paz.

Eärwen
O Árabe disse…
UM mundo de fadas... bastando que soubessemos ver o nosso mundo. :) Boa semana!
Querida Amiga Rita,

Lindíssima reflexão sobre este mundo do faz de conta que tanta falta faz para que a a imaginação e a intuição se manifestem.

Muito obrigado por tê-lo partilhado connosco.

Um grande abraço

José António
MARIPA disse…
Querida Angel

Gosto de te ler,de te sentir perto de mim...e do teu sentir.
É um sentir puro,esclarecido,preocupado em espalhar a Luz que o respeito,o amor,a generosidade,a compaixão,a honestidade,a tolerância, irradiam.

Para que o nosso mundo seja lindo e luminoso teremos que dar as mãos e lutar por isso como tu fazes.

Obrigada por seres assim.

Beijo,querida.E o meu carinho.
lindo...é bom sentir assim as coisas...faz bem à alma.

Beijos
☆Fanny☆ disse…
Este é o teu sentir... este é o meu sentir também!

E que privilégio sermos assim dotadas deste sentimento! Já não me importo que me chamem lunática, sonhadora.

Há quem me chame FADA, Estrelinha... e eu sou tudo isto, na verdade! Porque eu não sou um corpo... sou uma alma e esta não se vê! Sente-se! E há quem a saiba vislumbrar...

Eu acredito no BEM, no AMOR, na beleza dos gestos, na sinceridade do coração. Há pormenores que escapam aos distraídos. Pobres que não percebem a magia etérea que nos dá a paz tão almejada.

Os teus filhos só poderiam ser assim, especiais. Têm uma mãe-FADA!

Beijinhos de algodão*

Mensagens populares deste blogue

Captando corações!

O coração físico que cada um tem é um “agente” bastante participativo em matéria de sentimentos, emoções e colabora estreitamente com a nossa alma... É como se ele fosse uma fonte por onde jorram os nossos afectos... e o ninho da alma, após as longas viagens que ela efectua por todo o nosso universo corporal. Mas é no coração que a alma gosta mais de se aninhar, de se manifestar e transmitir toda a sua essência divina com mais profundidade. Em todo o mundo o coração é o símbolo do Amor. Fala-se de Amor e a imagem do coração é automaticamente associada, expressa. São muitos os povos que praticam cultos ao coração... ao centro..., centro este que é o nosso jardim secreto, o nosso refúgio, o nosso sol dourado, onde toda a energia vinda de outros planos se funde, proporcionando a união, a cura e a transformação através do Amor e da Luz Divina. Seguindo esta simbologia, se nós vibrarmos Amor, e falo no Amor Incondicional, que é altruísta, que tudo equilibra, harmoniza, que tem compaixão, qu

Nature's Love...

Mother Earth is extending her love to you this day and hoping so dearly you will receive it! Open your door... 

Lembra-te sempre - não te enviei senão anjos...

Concordes ou não com o que se passa à tua volta.  Compreende. Respeita. Aceita. Perdoa. ‘Lembra-te sempre - não te enviei senão anjos’ … agindo de acordo com o seu grau de consciência e Amor. Tudo é para teu bem e para o bem do Todo. ♥   (foto minha: algures em Espanha)