Avançar para o conteúdo principal

Eu estou aqui e tu estás lá ...

"Eu aqui e tu lá..."
Foto de Angel of Light
Hoje resolvi deixar-vos um excerto de um livro que ando a ler. Gostei imenso desta simples abordagem sobre o “ego” que muitos ainda pensam ser a sua verdadeira identidade. Mas não...

... o ego não é mais do que o guardião da desunião!

Pode ser que ao lerem este pequenino texto, o vosso Eu Verdadeiro desperte e comece a reagir contra o “ego”, fazendo com que a frase “Faz bem ao ego!” comece a não fazer mais sentido...


«“Ego” é um termo amplamente empregue nos dias de hoje, mas não é muito bem compreendido. Realmente o ego é o conglomerado de filtros que vamos construindo desde que nascemos. Conforme se vão ampliando vamo-nos identificando com eles, pensando: "Isso sou eu, isto é o que e quem eu sou". Quando perguntamos à maioria das pessoas, adultos ou crianças, “Quem és tu realmente?”, elas respondem: “Eu sou eu, sou o meu corpo, eu!” e apontam para o seu corpo. Mas esta é uma idéia falsa. É como se um anjo, que é um com todo o universo, viesse para a Terra e tentasse vestir as roupas de um prisioneiro dentro de uma cela e começasse a pensar: “Eu sou um prisioneiro” e passasse a agir como um prisioneiro, esquecendo-se completamente de que é um anjo. O ego é exactamente a sombra do Verdadeiro Eu. É o Eu Verdadeiro identificando-se com o corpo, as emoções e a mente da pessoa. Bilhões de egos humanos flutuam como garrafas no oceano, separando-se do oceano, dizendo: “Eu estou aqui e tu estás lá”.

Quanto mais fortemente nos identificarmos com o nosso ego, menos queremos nos libertar dele. Nós o construímos e nos orgulhamos dele. Na realidade livrarmo-nos dele significa destruir a falsa imagem daquilo que pensamos ser. Assim podemos despertar para a nossa verdadeira individualidade. O verdadeiro indivíduo não é o egotista, mas sim o que não tem ego, que é uno com tudo. A palavra “indivíduo” significa indivisível, que não pode ser dividido, o todo.

Por que construímos o ego, se temos de nos separar dele? É que somente nos tornamos mestres quando sobrepujamos o ego. O ego nos levará para cima, para baixo e ao redor, através de dores e prazeres, até que aprendamos como ele age e descubramos qual a verdade real a partir da falsa. Então nos tormamos mestres vivos, tendo adquirido a sabedoria da arte de viver.»

(retirado do livro “Meditação para Crianças” de Deborah Rozman )

Para quem este assunto do "ego" despertou a atenção, sigam o conselho que o meu querido amigo José António deixou nos comentários. Leiam o livro "Um Novo Mundo" de Eckhart Tolle. Eu tenho, já li e é fantástico. Obrigada.

Comentários

Paula Raposo disse…
Interessante este conceito. Obrigada, mais uma vez, pela partilha. Beijos.
QUERIDA ANGEL, MARAVILHOSO TEXTO... GOSTEI!!!
UMA BOA SEMANA, UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA
Querida Angel,

Já tinhamos lido com atenção o comentário que nos deixou numa das nossas casas e que tem tudo a ver, então, com essa leitura que tem andado a fazer... Acho que tem toda a razão... O ego é, realmente, esse maroto que está sempre a lançar-nos rasteiras e a mascarar-se...

Um grande abraço,

Isabel
Alva disse…
Lindo =)
Fica a saber que gostei muito, mesmo muito =))

Bjs e resto de bom fim-de-semana
Estrela d'Alva
Gilbamar disse…
Bastante interessante a leitura cujo conceito deixa no ar uma essência para ser refletida. Obrigado por compartilhar conosco essa mensagem.

Fraternal abraço do amigo Gilbamar.
**Viver a Alma** disse…
Grata querida pelo teu comentário. Sei que fazes a tua parte.
Mas os demais...não! Infelizmente!
Quanto a este post...é a verdade nua e crua...
se não se "POLICIAREM PENSAMENTOS" está tudo estragado.
Lá me vou policiando, para tender ao pacifismo...que afinalé o que pretende seja a 100%. quando isso será?

Abraço-te em "Prayer"! - como no meu blog.

Sempre...
MAriz
Goldfinger disse…
Olá Angel

Por acaso já tinha em tempos reflectido sobre o ego e da razão que sempre dizemos que "nos faz bem ao ego". Cheguei na altura a uma conclusão que me deixou bem confuso e pensei para comigo que a frase encerrava uma certa forma de "escape" ou "refúgio" sempre que algo nos faz sentir bem.
Mas se quando as coisas nos fazem sentir bem, elas fazem bem ao "ego", será que aquelas que nos fazem sentir mal, também fazem mal ao "ego". Mas depois procurei encontrar no dia a dia, as vezes que me lembrava dele e achei melhor nem pensar no assunto. O essencial é portar-me bem.
Estes problemas ou conceitos devem ser entendidos por quem sabe e não por ignorantes como eu.
Um abraço e boa semana.
Assim, parece que somos todos anjos... caidos?
CarlaSofia disse…
Querida irmã de Luz,
tal como dizes, revestimo-nos do Ego e identificamo-nos com ele, esquecendo a nossa verdadeira identidade.
Então temos de trabalhar o processo de retorno à essência. Uma espécie de trabalho semelhante ao descascar a cebola. Camada a camada até chegarmos ao que realmente nos identifica.
Estava a pensar em como realmente o Ego aprisiona os seres humanos durante anos a fio - por exemplo, a imagem que eles querem manter, a projecção de uma personalidade que em nada se assemelha à sua maneira de ser. Por isso, o Ego é também personalidade - persona - máscara.
Deixo aqui um beijinho de LUZ e até breve mana
CarlaSofia disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Derfel disse…
Querida mana de LUZ

Realmente cada vez mais a frase "SOMOS TODOS UM" faz mais sentido.

O EGO, esse "monstro" que gera coisas menos boas, como EGOísmo, EGOcentrismo, etc., tem mesmo de ser dominado...

Agradeço-te a partilha e o facto de nos ires lembrando dessas coisas tão importantes.

Milhões de Jinhos de Paz e LUZ

Knight_Derfel
"SOMOS LUZ dentro de nós"
Querida Angel of Light,

Basta uma pequenina mudança de visão para podermos desencadear a nossa maior revolução.

Somos Uma Alma num corpo e não um corpo com uma alma.

A partir daqui tudo poderíamos mudar. Tal como as partículas na Física Quântica se interligam e interligam, todas as almas fazem o mesmo.

Se gostou deste livro tente ler um livro de Eckhart Tolle, já saído em 2005 e reeditado em 2008 com o título UM NOVO MUNDO, da Editora PERGAMINHO.

Começaremos a perceber que a CONSCIÊNCIA CÓSMICA assenta a sua estrutura UNA mas TRIPLA, no OBSERVADOR, no OBSERVADO e no PROCESSO DE OBSERVAÇÃO, para se ir conhecendo a si mesma.

E se não alimentarmos o ego que pergunta, questiona, compara, não fazendo apreciações nem juízos de valor, poderemos verificar que TUDO (pensamentos, juízos, etc.etc.)tem um início, percorre um certo espaço de tempo e depois desaparece, e tudo volta a ser como anteriormente era.

Muitos parabéns. Um grande abraço

José António
Querida Angel of Light,

Basta uma pequenina mudança de visão para podermos desencadear a nossa maior revolução.

Somos Uma Alma num corpo e não um corpo com uma alma.

A partir daqui tudo poderíamos mudar. Tal como as partículas na Física Quântica se interligam e interligam, todas as almas fazem o mesmo.

Se gostou deste livro tente ler um livro de Eckhart Tolle, já saído em 2005 e reeditado em 2008 com o título UM NOVO MUNDO, da Editora PERGAMINHO.

Começaremos a perceber que a CONSCIÊNCIA CÓSMICA assenta a sua estrutura UNA mas TRIPLA, no OBSERVADOR, no OBSERVADO e no PROCESSO DE OBSERVAÇÃO, para se ir conhecendo a si mesma.

E se não alimentarmos o ego que pergunta, questiona, compara, não fazendo apreciações nem juízos de valor, poderemos verificar que TUDO (pensamentos, juízos, etc.etc.)tem um início, percorre um certo espaço de tempo e depois desaparece, e tudo volta a ser como anteriormente era.

Muitos parabéns. Um grande abraço

José António
Carlos Barros disse…
São partilhas como essa que fazes, que nos proporcionam refletir e tentar tornarmos seres mais humanos, para conhecimento de quem somos e do que somos feitos.

Abraços e muita paz.
Olá Angel,

Como sempre os teus textos e tuas imagens transmitem boas energias e melhores ensinamentos.

Um beijo para essa tua alma bem sensível.
Laura disse…
Bem, como diz um nino ali acima. Basta portarmo-nos bem...tá tudo dito. Tá feito... com ego portamo-nos mal que sobre, sem ele esquecemos que o temos e somos uno com todos. Tarde para entendermos? para muitos sim!para outros pode ser um recomeço, mesmo tardio será abençoado...
Ora, portemo-nos melhor a cada dia que passa, e sempre aprenderemos algo, pouco a pouco esse algo vai-se transformando no tudo que nos é necessário...
Beijinhos a ti e meu coração está iluminado, o meu sim, o meu ego também, mas nem faz mal, ele tem razões de sobra para isso!...adivinha?...laura.
MARIPA disse…
Querida Angel, os teus textos ensinam tanto...

Bem-hajas por te preocupares com o bem de todos. O mundo seria melhor se todos agissem como tu.

Beijo. E o meu carinho.
Pena disse…
Linda Amiga:
A frase "Faz-me bem ao ego!" comporta um comportamento doentio de egocêntrismo e narcisismo sem significação humana. Nada tem a ver com o sentir, o ser, o estar, a riqueza interior do eu, lúcido, consciente e profundo de nós mesmos.
Para mim, o ego, nada tem a ver com a interioridade ou a introspecção necessária ao nosso ser. Saudável e preciosa de reflexão pessoal necessária.
Defendo a interioridade doce do sentir nosso, e não posso conceber alguém que diga a frase explicatriva acima, que acarreta e tráz consigo o egoísmo do sentir.
Um post fantástico concebido por si, de forma mágica e, carinhosa, a que já nos habituou.
Foi agradável lê-la.
Bem-Haja!

Beijinhos de um respeito e estima gigantescas.
Sempre a admirá-la e a considerá-la pela sua imensa significação no que faz e faz MUITO BEM. FANTASTICAMENTE!

pena

OBRIGADO pela visita simpática que adorei, embora, a minha doce amiga não o costume fazer Sempre. Nem sempre o faz, mas eu compreendo: Não tem tempo! Eu também sou assim.
O Árabe disse…
Bela foto, amiga... que bem ilustra o belo texto. Excelentes escolhas! :)
poetaeusou . . . disse…
*
vou seguir
a sugestão . . . tua,
,
conchinhas,
,
*
Clarinda Galante disse…
E assim mal puder o farei, Anjinho da Luz.
Gostei muito como não podia deixar de ser deste teu post, mais uma vez consolidei o que já timhamos falado sobre o ego.
Jinhos grandes no teu coração, lindo
Moonlight Song disse…
Querida... querida Amiga da minha alma :) temos de domar o ego. O livre arbítrio que usamos sempre em todas as decisões e indecisões que tomamos, será usado ou não. Somos uma alma que vestiu um corpo. O escafandro ;). Sei que estás no teu casulo, mas para lá envio energia que tudo cura e tantos, tantos beijinhos. Abraço apertadinho.
gaivota disse…
e fazendo bem ao ego, é mesmo melhor seguir esse caminho...
beijinhos
Violeta disse…
Há tempo li um livro de Eckhart Tolle, sei que foi essencial no meu percurso.
Angel, todos os dias ao deita-me e ao acordar, agradeço o meu dia e peço À fonte divina que faça de mim uma pessoa melhor e que naõ deixe que o meu ego se sobreponha ao meu ser. naõ preciso jurar porque sei que acreditas em mim...
O Ego é algo muito perigoso...
Me permita disse…
Oi, minha querida!

Vim aqui te agradecer pela visita e dizer que gostei muito desse teu blog, e deste texto sobre o ego! Descobrir o nosso interior é uma das coisas mais urgentes na nossas vidas! Quem somos? É uma pergunta aparentemente simples, mas muito complexa! Quem será capaz de se definir?
Aguardo-te mais vzs! Bjs
Me permita disse…
Oi, minha querida!

Vim aqui te agradecer pela visita e dizer que gostei muito desse teu blog, e deste texto sobre o ego! Descobrir o nosso interior é uma das coisas mais urgentes na nossas vidas! Quem somos? É uma pergunta aparentemente simples, mas muito complexa! Quem será capaz de se definir?
Aguardo-te mais vzs! Bjs
Julieta disse…
Amiga,

sei que ando em falta contigo... mas trago-te no coração.

assim que possivel passo porcá com mais calma.

Beijos enormes com recheio a carinho imenso...
Branca disse…
Doce amiga, sempre a deixares miminhos no meu cantinho um pouco apagado...
Espero que este novo ano te traga milhares de coisas boas e de sorrisos...
É só para dizer que voltei, acho eu...
E para te deixar um beijinho doce!
Bom fim-de-semana :)
Ola irmã de luz :)
Já me tinha esquecido do ego...
Por vezes parece que fico meio perdido nesta (re)descoberta e as coisas mais importantes e simples passam-me ao lado...
Já é a segunda vez que me fazes reflectir sobre por onde devo caminhar...
Nada é mesmo por acaso!
Um abraço cheio de luz e um bjinho no teu coração :)

Namasté

Mensagens populares deste blogue

Captando corações!

O coração físico que cada um tem é um “agente” bastante participativo em matéria de sentimentos, emoções e colabora estreitamente com a nossa alma... É como se ele fosse uma fonte por onde jorram os nossos afectos... e o ninho da alma, após as longas viagens que ela efectua por todo o nosso universo corporal. Mas é no coração que a alma gosta mais de se aninhar, de se manifestar e transmitir toda a sua essência divina com mais profundidade. Em todo o mundo o coração é o símbolo do Amor. Fala-se de Amor e a imagem do coração é automaticamente associada, expressa. São muitos os povos que praticam cultos ao coração... ao centro..., centro este que é o nosso jardim secreto, o nosso refúgio, o nosso sol dourado, onde toda a energia vinda de outros planos se funde, proporcionando a união, a cura e a transformação através do Amor e da Luz Divina. Seguindo esta simbologia, se nós vibrarmos Amor, e falo no Amor Incondicional, que é altruísta, que tudo equilibra, harmoniza, que tem compaixão, qu

Nature's Love...

Mother Earth is extending her love to you this day and hoping so dearly you will receive it! Open your door... 

Lembra-te sempre - não te enviei senão anjos...

Concordes ou não com o que se passa à tua volta.  Compreende. Respeita. Aceita. Perdoa. ‘Lembra-te sempre - não te enviei senão anjos’ … agindo de acordo com o seu grau de consciência e Amor. Tudo é para teu bem e para o bem do Todo. ♥   (foto minha: algures em Espanha)